Jornalismo libertador e fé política
Por Ana Helena Tavares
“Nunca se esqueça das causas da vida”. Foi a frase que ouvi de Pedro Casaldáliga, com a mão em meu ombro, ao final da entrevista que fiz com ele, em 2012, quando o conheci.
Foi lembrando daquele momento de tanto afeto que resolvi rebatizar o meu canal no YouTube para TV Causas da Vida, além de criar este site homônimo (causasdavida.com).
Mas o que ele chamava de causas da vida?
Uma resposta possível é: o direito a uma vida digna com acesso a bens vitais básicos, como: água limpa, alimentação de qualidade, educação laica, sistema de saúde humanizado, um trabalho com jornada justa, um teto acolhedor, um pedaço de terra para viver.
As causas da vida englobam ainda o direito humano à migração, à autodeterminação dos povos, o direito da floresta de se manter de pé e das comunidades originárias que nela vivem, o direito à informação e ainda o direito à memória. Tudo isso está na Declaração Universal dos Direitos Humanos e, segundo o novo testamento, não é outro senão esse o desígnio de Deus para o seu reino.
Produzir um jornalismo libertador que dê voz às causas da vida é exatamente o que busco aqui e só contando com o apoio de uma comunidade forte e engajada este projeto poderá se tornar uma linda força da natureza, livre como o rio Araguaia, com mil possibilidades de expansão.
Colabore com um PIX de qualquer valor para: causasdavida@terra.com.br